No dia 31 de outubro de 2024, na Faculdade de Educação da Unicamp, foi realizada a Aula aberta: Conhecimento científico e pesquisa a partir das questões de gênero, sexualidade e africanidades: possibilidades interseccionais. Essa aula compõe o Seminário I: Gênero, raça, sexualidades e interseccionalidades: De que sujeitos (não) fala a Educação? Essa aula aberta, organizada pelo DiS- Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, do racismo, gênero e infâncias, compõe as atividades do Unicamp Afro, evento coordenado pela CADER.
Na abertura do evento, a profa. Dra. Débora Santos apresentou brevemente as questões raciais e seu enfrentaremos, sobre as quais se dedica a CADER, relatando a sua trajetória e seu grupo de pesquisa e as atividades que vem desenvolvendo na área da Enfermagem, bem como sobre o trabalho desenvolvido na Diretoria Executiva de Direitos Humanos e a inserção da CADER nesse contexto. Apresentou as ações da CADER, em específico a Unicamp Afro, destacando sua programação para o mês de novembro de 2024.
Na sequência, o prof. Dr.Abrahão de Oliveira Santos, docente da Universidade Federal Fluminense, ao se apresentar, narra-se como um professor/pesquisador na perspectiva afroreferenciada. Inicia sua fala a partir de um cosmodrama instalado no centro da sala. Apresentou a perspectiva afroreferenciada partindo dos elementos que compõem a instalação: as ervas, a água, o fogo, o arco e flecha, a cabaça, o alimento e os livros. É a partir desses elementos que Abrahão nos mostra outras perspectivas científicas que fogem do padrão europeu e estadunidense branco, explicitando formas de pensar a Psicologia, e por sua vez, a ciência, considerando outros olhares, da possibilidades de enxergarmos a realidade que que nos foi historicamente ocultada.
Houve intensa participação das pessoas que estavam presentes ao evento, sendo este um momento de muita troca, muita riqueza e produção de conhecimentos para as/os estudantes presentes, bem como daqueles que estavam acompanhando a transmissão online, além dos docentes responsáveis pela disciplina.