Grupo de 20 pessoas reunidas em uma área aberta, direcionados para a fotografia. Destas pessoas, 12 estão em pé e 8 abaixados em frente.

“Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos” foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas, Educorp e Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. O curso ocorreu entre os dias 17 a 21 de junho de 2024, oferecido para 18 profissionais dos RHs da Área de Saúde, FCM e FENF da Unicamp.

A Vivência Ubuntu é objeto de pesquisa e extensão da Coordenadora da Comissão de Diversidade Étnico-Racial, Débora de Souza Santos, com colaboração internacional da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA. Os demais profissionais envolvidos no oferecimento do curso foram os/as facilitadores(as) Prof. Dr. Bruno Pereira da Silva, Enfa. Msc. Renata Soares da Luz e Enfa. Dra. Fernanda Mota Rocha.

A Vivência Ubuntu abordou práticas institucionais antirracistas no cotidiano da Área da Saúde, com foco no enfrentamento do racismo e demais mecanismos de opressão que segregam grupos historicamente minorizados e vulnerabilizados (negros, indígenas, LGBTQIAP+).

O curso foi destinado aos profissionais dos Recursos Humanos (RH) do complexo hospitalar da Unicamp, incluindo o Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher “Professor Doutor José Aristodemo Pinotti” – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro, Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo – Gastrocentro e o Centro de Saúde a Comunidade – CECOM (UNICAMP, 2024). Foram convidados a integrar ao grupo os profissionais de RH da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Enfermagem (FEnf), que são unidades de ensino responsáveis pela formação de profissionais de saúde tanto nos níveis da graduação e pós-graduação que têm atuações no complexo hospitalar da Unicamp.

A Diretora da DeDH, Profa. Dra. Silvia Maria Santiago, acompanhou todo o processo de negociações para realização do curso e prestigiou a atividade com sua presença no dia 20 de junho.

O Diretor de Gestão de Pessoas do HC, Cristiano da Silva, em matéria publicada pela Educorp em 12 de julho de 2024, avaliou a importância do curso, afirmando: “A vivência foi uma experiência fantástica e rica para ajustarmos as mudanças na linguagem institucional e pessoal sobre o tema racismo. Capacitar os RHs, que são a área de escuta e acolhimento, é investir em pessoas e na diversidade. A abertura desse canal pela Educorp faz toda a diferença na busca pela diversidade na universidade.

Coleção de 3 fotos tiradas durante o curso.
Na primeira, a Professora Débora encontra-se em pé enquanto realiza anotações no quadro para os demais observarem.
Na segunda, a mesma imagem é retratada de outro ângulo, com todos os integrantes do grupo sentados em forma de roda.
Na última, todos estão reunidos para foto, com o escrito "UBUNTU" destacado ao fundo no telão do projetor.