Entre os dias 22 e 26 de julho de 2024, foi oferecida a 4ª edição do curso Ubuntu 2024 – Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde, coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf) e coordenadora da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial. O curso, que contou com o apoio da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, vinculada ao Gabinete da Reitoria, é parte integrante da pesquisa de doutorado do enfermeiro Giovanne Bento Paulino e conta com a colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA.

A vivência Ubuntu, que integra práticas de educação antirracista, reuniu discentes facilitadores de diversas áreas, incluindo Rafaela Gioseffi, Ana Paula Santos, Isabella Risi Dias, Bruno Cabral (do curso de Graduação em Enfermagem), Gabriela Bragagnollo (pós-doutoranda em Enfermagem), Sabrina Garcia Lamarão e Pedro Ramos (do curso de Graduação em Medicina), Vitória Cabral (do curso de Graduação em Farmácia) e Luis Alexandre (do curso de Graduação em Educação Física).

No total, o curso teve 25 participantes, abrangendo alunos de diferentes áreas como Enfermagem, Medicina, Educação Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biologia, Ciências do Esporte, Ciências Sociais, Estudos Literários, História, Pedagogia e Sistemas de Informação. Também participaram um professor da FEnf e uma enfermeira do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Os objetivos do curso incluíram a promoção de vivências educacionais que valorizem a diversidade, equidade e inclusão na saúde, além de desenvolver reflexões que sensibilizem os participantes para as questões raciais e de vulnerabilidade social, abordando o enfrentamento do racismo e outras formas de opressão. As práticas inclusivas para a promoção da saúde de populações historicamente marginalizadas e vulnerabilizadas também foram amplamente discutidas.

Para alcançar esses objetivos, o curso utilizou ferramentas pedagógicas inovadoras:

• Círculos de Cultura de Paulo Freire: Rodas de conversa que facilitam a construção coletiva do saber por meio do diálogo, com perguntas norteadoras que estimulam discussões profundas.
  • MRULE (Multi Racial Unity Life Experience): Grupos multirraciais que permitem a troca de experiências e vivências, articulando teorias e práticas sobre as diversas opressões presentes na sociedade.
  • Método dos 4R’s: Desenvolvido pela Profa. Débora em sua tese de doutorado, o método propõe quatro momentos essenciais para o enfrentamento do racismo: “Reconhecer”, “Romper”, “Resistir” e “Reparar”. Os participantes são incentivados a vivenciar e refletir sobre esses quatro momentos, trazendo suas próprias experiências e ações.

Este evento destaca o trabalho de educação antirracista que a CADER tem se dedicado no corrente ano, atingindo discentes e servidores com objetivo de colaborar com a comunidade da Unicamp em consonância com a finalidade da DeDH de “promover o respeito à dignidade da vida como valor fundamental à realização dos objetivos da Universidade e garantir que nela sejam praticadas ações de valorização da tolerância, da cidadania e da inclusão, assegurando a diversidade, a pluralidade e a equidade entre seus membros”.