Na última sexta-feira, 05 de julho, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) se reuniu com estudantes dos seguintes Coletivos da Unicamp que estão ligados ao movimento negro da comunidade acadêmica: Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, Coletivo Quilombo Ubuntu, Coletivo Negro Simone Maia, Coletivo Maria José Barroso, Coletivo Arvoredo Negro, Tinteiro Negro e DCE Unicamp.

13 pessoas reunidas em um auditório. Todos estão sentados e olham em direção à foto.

A troca de experiências proporcionada neste encontro, resultou em pautas importantes para o desenvolvimento de ações de causas raciais. A pauta de discussões iniciais tinha a organização dos eventos “CORPORALIDADES NEGRAS: uma nova etapa da homenagem aos cadáveres negros do laboratório de anatomia da Unicamp” e “Unicamp AFRO 2024”, ambos simbolizam movimentos antirracistas e mostram como a cultura afrodiaspórica permeia a cultura brasileira.

Além dos eventos, abordaram o planejamento de um projeto que cative e amplie as inscrições de candidatos pretos e pardos no Vestibular da Unicamp, uma vez que o número destes candidatos ainda está aquém do desejado.

Outra pauta importante discutida foi a implantação do Serviço de Atendimento e Encaminhamento Institucional das Queixas de Racismo, SAER. Os estudantes lembraram que a implantação do SAER foi um dos principais pontos de negociação da volta da greve de 2023. Também, trouxeram preocupação com o esgotamento do SAVS, que precisa de reforços no atendimento.

A Diretoria também propôs um convite aos integrantes dos coletivos, com a finalidade de que integrem a CADER (Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial) e tragam relatos e experiências vivenciados diariamente, pelo motivo de estarem próximos da realidade dos estudantes e são os seus principais porta-vozes.