O Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) lançou uma websérie de minivídeos sobre mudanças climáticas, na preparação para a COP26, que acontecerá em novembro.
A Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em novembro, em Glascow, na Escócia. O evento vai reunir líderes de todo o mundo para discutir medidas de mitigação e adaptação para o clima, assim como financiamento para implementá-las.
A série “Explicando o Clima”, produzida pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) entrevista cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para entender melhor as últimas conclusões sobre o tema, os efeitos na América do Sul e no Brasil e o que ainda pode ser feito para evitar os cenários mais catastróficos.
No primeiro vídeo – “A crise do presente” –, a bióloga da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante fala sobre o que é o IPCC, a participação da ciência brasileira no grupo e as principais conclusões do Sexto Relatório de Avaliação (AR6), lançado em agosto.
“O relatório traz a mensagem forte da necessidade de uma ação imediata para resolver as mudanças climáticas”, alerta a cientista.
A primeira parte do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC foi lançado em agosto. Fruto do trabalho de 234 autores de 66 país e 517 colaboradores, ele fornece evidências claras sobre a urgência da crise climática sem precedentes e a influência da ação humana no aquecimento global.
“A questão das mudanças climáticas não é para o futuro, ela está aqui no presente”, resume Paulo Artaxo.
Os vídeos produzidos serão divulgados pelos canais da ONU Brasil (YouTube, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok).