
O programa Memória e Patrimônio é uma iniciativa da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.
OBJETIVOS
Promover iniciativas institucionais para valorizar e estimular a formação, pesquisa, extensão em Memória e do Patrimônio, entendido como tema transversal às comissões internas da DeDH, interdisciplinar e de importância estratégica na consolidação de uma sociedade democrática.
JUSTIFICATIVA
A proposta de criação do Programa Memória e Patrimônio, diretamente vinculado à Direção da Diretoria De Direitos Humanos da Unicamp, surgiu dos acúmulos de duas iniciativas autônomas, mas afins, desenvolvidas pela DDH ao longo de 2024. O Grupo de Trabalho (Portaria GR Proc. no 01P-17340/2024) criado para elaborar uma proposta que viabilizasse a incorporação do “Antigo Prédio do DOI-CODI” pela Unicamp; e o Seminário Políticas de Memória, realizado em parceria com o Instituto Lume: Lugar de Memória para a Democracia, seguido de uma reunião de trabalho destinada a criar as bases interinstitucionais de um Observatório Nacional das Políticas de Memória.
Ambas as iniciativas, por sua vez, são motivadas pela urgência intelectual, educacional e política de visibilizar, apoiar e promover esforços pela valorização e pluralização do trabalho com as memórias sociais, em um sentido crítico e comprometido com a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. Este sentido de urgência está voltado em às memórias relativas aos regimes de exceção, mas também de forma mais ampla, à violência de estado contra segmentos da sociedade invisibilizados e vulnerabilizados, como os indígenas e quilombolas.
AÇÕES PREVISTAS
- Articular as iniciativas institucionais (de gestão, formação, pesquisa e extensão) já existentes na Unicamp, comprometidas e com a promoção da memória institucional, acadêmica e dos movimentos sociais;
- Reunir, visibilizar e tornar acessível a produção intelectual da Unicamp relacionada aos temas da Memória e do Patrimônio, em suas várias dimensões e definições;
- Promover ações de formação, pesquisa e extensão sobre uma perspectiva crítica e plural da memória nacional.
- Promover a inserção da Unicamp e suas iniciativas de formação, pesquisa e extensão nas redes, eventos e articulações nacionais, continentais e mundiais em torno dos temas da Memória e do Patrimônio.
- Representar a Unicamp na articulação institucional pela criação do Observatório Nacional das Políticas de Memória, oferecendo-lhe suporte intelectual e operacional.