Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaque Diversidade Étnico-Racial

Corporalidades Negras: uma nova etapa da homenagem aos cadáveres negros do laboratório de anatomia da Unicamp

O post é composto por um fundo preto, com uma cantora negra que tem cabelo black power, vestida de preto com sobreposição vermelha, e com colar africano trançado nas cores brancas, vermelhas e amarelas. Ela está cantando e aponta para o lado esquerdo. Os dizeres na parte superior estão em cor branca citando a descrição do evento "homenagem aos cadáveres negros do laboratório de anatomia", e na parte inferior estão em amarelo destacando o nome do evento "CORPORALIDADES NEGRAS". No canto direito, encontra-se informações sobre a data e local (29 de agosto de 2024, às 18 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp). No rodapé está destacado o logo da unicamp, da diretoria executiva de direitos humanos, da comissão assessora de diversidade étnico-racial e do coletivo quilombo ubuntu.

Todos os profissionais da saúde e das ciências biológicas reconhecem a importância dos cadáveres no seu processo de formação e aprendizagem. Entretanto, tão importante quanto é perceber que a maioria desses corpos são negros, e que os porquês dessa disparidade racial, são um retrato do cenário sociopolítico brasileiro. Em 2022, estudantes negros da saúde se organizaram para discutir e homenagear esses corpos, que tiveram a cor notada por toda a vida, mas ignorada após a morte.

Hoje, nós convidamos a comunidade da Unicamp a homenagear nossos corpos negros em vida! Queremos debater e celebrar nossas existências e resistências, inclusive no ambiente universitário. Para isso, no dia 29 de agosto realizaremos o “Corporalidades Negras: honrando os mortos, celebrando os vivos”, um evento com música, dança e poesia, sobre nós e por nós.

Contamos com a sua presença dia 29.08 às 18h no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp para enegrecer esse espaço juntos! O evento será seguido de um coffee-break de confraternização, te esperamos lá.

Ir para o topo