Semana da Consciência Negra 2023
Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, a ADunicamp, em parceria com a Comissão de Relações Etnico-raciais da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), realizará atividades culturais referentes a Semana da Consciência Negra de 2023. Os eventos serão no Auditório e na Praça (lado externo do restaurante) da entidade, com entrada gratuita.
No dia 22 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h30, o Auditório da ADunicamp será palco para o espetáculo “Tava Durumindo”, de Adilson Nascimento, docente da FE/Unicamp. A performance traz pensamentos-sensações-testemunhos-forças do professor e possibilita um encontro com dores e encantamentos da sua ancestralidade por meio dos sonhos.
Dia 23 de novembro (quinta-feira), a partir das 19 horas, Renata Oliveira realizará a performance de dança “Ser Giros”. O que está perpetuado no barrado das saias que nos leva para nossa ancestralidade? Com essa provocação e a partir de seu estudo artístico sobre o resgate do corpo ancestral por meio do girar das saias, Reanta Oliveira evidencia, em suas palavras, o “ser nos caminhos que construímos, nas relações que tecemos. Perceber-se nos pés fincados na terra e refazer-se nos giros das saias. Meu corpo se faz presente a cada batida de pé, a cada giro dado; expandindo saberes e sonhos”.
Na sequência, a partir das 19h30, Sinhá Rosaria e João Arruda apresentam o show “Eu sou Sinhá”. Acompanhada de João Arruda, violeiro, percussionista diretor musical e arranjador do CD “Eu sou Sinhá”, o espetáculo terá cantos, ritmos e danças que Sinhá Rosária preserva e divulga como samba-de-bumbo campineiro, samba-de-lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, bumba-meu-boi, baião, lundu, entre outros. Ela canta as músicas que compôs, que aprendeu e que ensina.
Os gestos e palavras de Sinhá Rosária trazem a humildade rara daqueles que muito sabem. Seu canto convida a serenar, a ouvir o chamado das boas madrugadas, a vestir camisa de folha e calça de cipó, a sambar no terreiro, a pegar na enxada e abrir as portas de qualquer tipo de cativeiro com a força da alegria e da amizade.