Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Oficina de práticas musicais “Los Afroandinos”, com Fernando Llanos

Nos dias 10 e 11 de maio acontece no Centro de Convenções da Unicamp a oficina “Los Afroandinos”, coordenada pelo pesquisador e artista peruano Fernando Llanos, e que abordará diferentes práticas musicais dos descendentes dos povos da diáspora africana instalados nos países que compreendem a América Andina. Durante os dois dias de atividades serão realizados, além da oficina, um seminário sobre a cultura e a afrodescendência nos países andinos, e também um concerto didático com obras do próprio artista. A oficina faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente.

Nascido no Peru, Fernando Llanos é Doutor em Música pela USP e Mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP. Gravou seu primeiro álbum em 2017, intitulado “Por guitarra negra” (Tratora, 2017), com obras de sua autoria e arranjos para violão solo de temas de Hermeto Pascoal. É também autor do livro “Félix Casaverde, Guitarra Negra (Lima: Editorial UPC), e tem como temas de pesquisa a música da costa peruana, a música afro-andina e o violão brasileiro, entre outros.

A atividade é gratuita, e as incrições podem ser realizadas pelo link https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/805.

O Centro de Convenções da Unicamp fica na Av. Érico Veríssimo, 800, no campus da universidade em Campinas/SP.

Programação:

10 de maio

10h às 11h – Seminário “Cultura e afrodescendência nos países andinos”
11h às 12h – Aula aberta “Práticas musicais afroandinas”

14h às 15h – Oficina “Los Afroandinos” – Equador e o ritmo Bomba
15h às 16h – Oficina “Los Afroandinos” – Bolívia e o ritmo Saya

11 de maio

10h às 11h – Oficina “Los Afroandinos” – Colômbia e o ritmo Currulao
11h às 12h – Oficina “Los Afroandinos” – Chile e o ritmo Tumba carnaval

14h às 15h – Oficina “Los Afroandinos” – Peru e os ritmos Festejo e Landó
15h às 16h – Concerto didático com obras autorais de Fernando Llanos

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.

Ir para o topo