Lançamento – Casa dos Saberes Ancestrais: diálogos com Sabedorias Africanas e Afro-americanas
A Diretoria de Cultura (DCult/Proec) e a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) convidam para o lançamento do Volume 3 da Coleção Jurema – Casa dos Saberes Ancestrais: diálogos com Sabedorias Africanas e Afro-americanas.
A Coleção Jurema, constituída por E-books gratuitos, resulta de uma parceria entre a DCult e a DeDH.
“Jurema é árvore espinhosa e encantada, cujo encanto provém de inúmeras tradições indígenas e atravessa tradições cristãs e rituais afro-brasileiros. Produtos elaborados de suas partes vegetais curam o corpo material e abrem passagens no corpo espiritual. É palavra indígena
que persistiu viva, usada na língua portuguesa do Brasil, nomeadora de corpos humanos e inumanos, materiais e espirituais, como a Cabocla Jurema. É também nome dado à mata, à floresta como um todo.
É palavra usada para nomear uma tarefa difícil, trabalhosa ou extenuante. Traça o feminino como força persistente em meio à destruição e ao abandono. Árvore da caatinga, é símbolo de resistência em um ambiente árido. Juremal é um lugar sagrado, cuidado e cultuado.
Nomear JUREMA esta coleção convoca todos estes sentidos e forças ancestrais para estarem junto das publicações sob seu selo, bem como adiciona a eles a perspectiva contemporânea de entender os direitos humanos como direitos ambientais.”
(Coleção Jurema – Saberes Ancestrais e Direitos Humanos)
O evento tem início às 17h do dia 01/07/21, no Canal da Diretoria de Cultura no Youtube.
Para acesso aos volumes anteriores da Coleção Jurema, clique aqui.
O E-book está disponível no site da DCult.