Fórum Permanente: Direitos humanos como Direito ao Território em tempos de pandemia
Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Permanente: Direitos humanos como Direito ao Território em tempos de pandemia, a ser realizado na data de 17/08/2021, no formato on-line:
Desde o início da pandemia do COVID 19, em março de 2020, a busca para assegurar os Direitos Humanos tem se agravado mundialmente. No Brasil, este cenário tornou-se mais agudo e fatal ao se sobrepor à luta ao direito ao território, à cidade, à saúde, à moradia, ao saneamento, à educação, ao transporte público, à informação e ao direito à vida. Estudos e pesquisas já comprovaram que o vírus é universal, mas atinge de forma desigual a população: os de maior vulnerabilidade social são os mais atingidos. A dimensão territorial é reveladora desta desigualdade, distinguindo espaços de confinamento x exposição, espaços riqueza x pobreza, espaços da permanência x expulsão. Há uma geopolítica da sobrevivência e da morte nas cidades brasileiras, como também dos que lucraram e foram beneficiados com a pandemia. Essa complexidade vivenciada precisa ser pautada, questionada e debatida. Abrir uma janela para entendimento destas diversas “pandemias” é a proposta deste fórum, com falas ilustrativas a partir das disputas territoriais agravadas em tempos pandêmicos.
Acesse o link da programação e faça a sua inscrição:
PROGRAMAÇÃO
17/08 (terça-feira)
9h – Abertura.
9h15 – Mesa 1: O direito à ciência como direito humano para enfrentar a pandemia.
O direito à ciência como direito humano para enfrentar a pandemia – Carlos Orsi | Editor-Chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto Questão de Ciência.
9h45- Debate.
Moderadora: Profa. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli.
10h- Mesa 2: Territórios ameaçados e territórios ampliados: duas faces da Covid 19.
Despejo ZERO e a pandemia na cidade – Benedito Roberto Barbosa | Defensor de Direitos Humanos e Advogado da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo. Prêmio da Paz de Aachen na Alemanha em 2020 pela sua contribuição na promoção e ampliação do acesso ao justiça social no Brasil
Covid 19 e território indígena: mais uma ameaça – Juliana Oliveira | Defensora Pública do Estado do Pará. Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Estratégicas
O aquecimento do mercado imobiliário na pandemia – Prof. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli | FECFAU UNICAMP / Prof. Dr. Tomás Antonio Moreira | IAU/USP São Carlos / Laila Nazen Mourad | UCSal – Universidade Católica de Salvador. Coordenadores da pesquisa “Transformações no Mercado Imobiliário pós Covid-19”.
12h – Debate.
Moderador: Prof. Dr. Humberto Nascimento.
12h15 -Direitos Humanos em tempos pandêmicos.
Profa. Dra. Josianne Francia Cerasoli (IFCH) e Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos/DEDH da UNICAMP.
Moderador: Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha.
12h30 – Encerramento.
Local: On-line: www.foruns.unicamp.br
(acessar o link na data do evento)
Evento: GRATUITO.
Unidade/Órgãos envolvidos: FEC/UNICAMP; NEPO/UNICAMP.
Organizadores:
Profa. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli.
Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha.
Siga o Instagram dos Fóruns: