A Importância da Reconstrução das Políticas de Direitos Humanos no Brasil
O evento é realizado por ocasião do lançamento dos Cadernos Cedec editados em parceria com o GPDH-IEA sobre os dois eventos do Ciclo de Memórias da Política Institucional de Direitos Humanos realizados em 2021.
O “Ciclo de Memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos”, organizado pelo GPDH/IEA para os anos de 2021 e de 2022, é resultado de uma iniciativa movida pela urgência de debatermos o passado, o presente e o futuro das políticas de direitos humanos a fim de construirmos coletivamente a memória institucional das políticas públicas nacionais de direitos humanos e nos posicionarmos diante dos atuais desafios.
O Ciclo contemplou dois eventos, um em cada semestre de 2021. O primeiro, “Construção e Desmonte dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres no Brasil”, foi realizado no dia 14 de maio de 2021 e transmitido pelo canal do IEA, com a presença das Presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e das Ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O segundo, “Construção e Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil”, aconteceu no dia 01 de outubro de 2021, transmitido pelo canal do IEA, e contou com a presença de todo(a)s ex-secretários, ex-secretárias, ministros e ministras que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais até o governo da presidenta Dilma Rousseff. Nossa proposta foi, uma vez mais, a de construir um diálogo sobre a Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil.
Os Cadernos Cedec n°s 133 e 134, preparados por pesquisadores do GPDH-IEA/USP e do Cedec, trazem a transcrição integral das falas dos eventos, os textos dos Manifestos publicados naquelas ocasiões e artigos inéditos com informações complementares sobre a atuação do Conselho Nacional de Direito da Mulher, da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, bem como a Secretaria de dos Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais até o governo da presidenta Dilma Rousseff.
Comitê Organizador:
Coordenador: Matheus de Carvalho Hernandez (GPDH/IEA e UFGD)
Equipe de apoio: Andrei Koerner (vice-coordenador do GPDH/IEA), Carla Vreche (Cedec e Unicamp) e Raissa W. Ventura (GPDH/IEA, Cedec e Unicamp)
Paulo Endo, coordenador do GPDH/IEA
Bernardo Ricupero, diretor-presidente do Cedec
Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA
Homenagens ao embaixador José Augusto Lindgren Alves e ao jurista Antônio Augusto Cançado Trindade
Gilberto Vergne Saboia, secretário Nacional dos Direitos Humanos (2000-2001)
Apresentação dos Cadernos:
Wânia Pasinato (GPDH/IEA) e Andrei Koerner (Unicamp e GPDH/IEA)
Debate:
“A importância da reconstrução das políticas de Direitos Humanos” pelo próximo governo federal.
Paulo de Tarso Vannuchi, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2006-2011)
Jacqueline Pitanguy, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1986-1989)
Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (2012-2016)
Paulo Sérgio Pinheiro, secretário Nacional dos Direitos Humanos,(2001-2003)
Moderação:
Paulo Endo, coordenador do GPDH/IEA
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo