A Comissão está elaborando um Plano de Equidade para a Unicamp. Pensado numa perspectiva interseccional que leva em conta outras diferenças e desigualdades sociais, o plano estabelece, a partir de estudos abrangentes, prioridades, objetivos concretos e iniciativas específicas que serão implementadas para alcançar igualdade de gênero na universidade. Para apoiar a elaboração do Plano, várias iniciativas estão em andamento. Algumas delas estão descritas abaixo.
Estudos – a comissão está realizando dois grandes estudos para orientar suas ações: (i) levantamento abrangente de obstáculos existentes à participação integral das mulheres na vida universitária, tanto na vida acadêmica, quanto no trabalho técnico-administrativo (com a colaboração da Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp); (ii) levantamento e caracterização das ocorrências de violência sexual que atingem membros da comunidade universitária (coordenado por Regina Facchini); (iii) boas práticas em direitos humanos, gênero, sexualidade e suas intersecções na administração de unidades e programas, na docência e no associativismo estudantil (coordenado por Regina Facchini em parceria com o ODH/DeDH/Unicamp).
Curso Violência Sexual na universidade – conscientização e prevenção – uma das medidas consideradas como das mais efetivas para enfrentar violência sexual é prevenir antes que ocorra, com o objetivo de reduzir sua incidência numa população específica. O plano de trabalho da comissão inclui ações de prevenção de vários tipos, inclusive o desenvolvimento de uma formação online em versões para cada segmento, o que está em andamento.
Curso de Formação para Gestores – como identificar e lidar com episódios de violência sexual e violência baseada em gênero em geral? Esse curso está sendo desenvolvido em parceria com a Educorp e fará parte de uma trilha de formação em Direitos Humanos.
Linguagem inclusiva – um dos obstáculos à participação integral na universidade é o não reconhecimento da diversidade no próprio uso da linguagem. Essa comissão está engajada em desenvolver princípios e normas que garantam o uso de linguagem inclusiva em todas as formas de comunicação institucional.