Por quê?
O que cada pessoa pode fazer por outra? É este o ponto central que motiva e une ações e atitudes voluntárias, das mais diversas. São gestos muitas vezes espontâneos de solidariedade presentes em toda parte, mas sobretudo em momentos de crise e instabilidade demandam alguns cuidados para serem efetivos. Seguem algumas dicas:
- Pequenos gestos, pequenas ações, por mais que possam parecer pouco importantes, são a base de todo voluntariado; seus efeitos para sensibilizar sobre o respeito às pessoas e para estimular os laços de solidariedade são imensos.
- É fundamental haver um bom equilíbrio entre o desejo de atuar voluntariamente e as reais possibilidades de cada pessoa; antes de se voluntariar, é importante ter clareza daquilo que pode de fato fazer. Mesmo que pareça uma ação pequena de início, é importante só oferecer o que se pode mesmo realizar, pois outras pessoas dependerão disso.
- Não há modelos a seguir, mas é preciso respeitar todos os procedimentos técnicos e cuidados para não se expor e não colocar outros em risco.
- Ações voluntárias contribuem para ajudar pessoas em dificuldades, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade, e a gratidão é o principal retorno para cada gesto.
Ações em 2020
Diante das exigências especiais deste momento em que todas as pessoas são afetadas pela crise decorrente da expansão do novo coronavírus, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos, através do Observatório de Direitos Humanos, apoia a organização das seguintes ações voluntárias pontuais:
Chamada solidária
Voluntárias e voluntários disponibilizam seus telefones e tempo para conversar com pessoas nesse momento de distanciamento social obrigatório.
Para se voluntariar nesta ação é necessário preencher, assinar e enviar o Termo de Responsabilidade para o email direitoshumanos@unicamp.br com o assunto VOLUNTARIADO.
Equipamento compartilhado
Doação e/ou empréstimo de laptops e equipamentos eletrônicos para uso de estudantes. Os equipamentos podem ser entregues na Gráfica da Unicamp [Rua Josué de Castro, 80, Cidade Universitária] das 9 às 17h., de segunda a sexta. Caso não seja possível entregá-los diretamente, favor informar aqui os dados (nome, email, telefone, endereço, equipamentos, onde buscar) para o endereço direitoshumanos@unicamp.br.
Importante! Os equipamentos são recolhidos, verificados e higienizados pela equipe antes de serem distribuídos para quem necessita. Para isso, é importante que os equipamentos estejam em bom estado.
A equipe do Voluntariado Unicamp está organizando outras ações que serão divulgadas em breve. Se você tem sugestões, envie por meio do formulário de contato.